sábado, 9 de fevereiro de 2013

Conversão Manga-Anime


Conversão Manga-Anime

Por norma, a criação do Manga antecede a criação do Anime. Para criar o Manga são necessários apenas desenhistas e uma editora, logo o dinheiro que é investido é muito inferior ao que é necessário para criar o Anime. Em contrapartida, criar o Anime é um processo muito mais dispendioso, dado que é necessária uma equipa de desenhistas, uma equipa de animadores, uma equipa de vozes para dar vida aos personagens, uma produtora/editora, etc. Ao criar primeiro “manga”, será possível analisar se o público-alvo está a apreciar a obra, e se a obra está a ser vendida com sucesso. Desta forma, é possível determinar se a adaptação de Manga para Anime será um investimento rentável, ou não. Como nas adaptações de um livro para cinema, por razões de produção e/ou edição, a narrativa pode sair com um resultado menos fiel, relativamente à obra original.

Fillers

O cancelamento de um Anime devido ao uso inapropriado ou desajustado do Filler é cada vez mais um motivo recorrente. Nos últimos anos, alguns têm vindo a contornar esta situação com uma solução  favorável: dividir o anime por temporadas, no tempo em que seria inserida uma saga filler, o anime pára, e quando já deu espaço suficiente à manga, este retoma. Esta resolução tomada por parte das produtoras, evita não só que os espectadores percam  interesse, mas também faz com que a adaptação se torne mais fiel. Existem também escassos exemplos que podem ser confundidos como fillers. Na actualidade, os mais conhecidos são os nomes “Claymore” ,  “Soul Eater” e “Fullmetal Alchemist”, que devido ao grande sucesso que a manga teve, foram muito cedo adaptados para animação. Como consequência inevitável, o anime rapidamente ultrapassou o Manga (ainda não terminada na altura). Isto levou mais uma vez à criação de uma história não existente. No entanto, não deverá ser confundida com filler, porque neste caso, está a ser criada uma narrativa não para “entreter” o público, mas sim para dar um fim à animação. Regularmente, quando isto acontece e caso a manga tenha tido sucesso suficiente, quando termina ou quando está mesmo para terminar, é produzido um remake, que por sua vez se torna numa das adaptações mais fiéis. Temos como brilhante exemplo: “Fullmetal Alchemist: Brotherhood”!

Censura

Existe também a criação de anime sem manga. Muitas animações derivam de Light Novels, letras de musicas, videoclips, livros, filmes ou simplesmente do nada! Estas, em muitas situações, obtêm tanto sucesso que acabam por ser adaptadas para manga de forma a levar a obra também ao público que aprecia mais este tipo de formato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário